Notícias

Na manhã desta terça-feira (12/03), a secretária de Educação e Desporto da Prefeitura de Tavares, Maévia Suassuna, realizou uma reunião na sede da secretaria com alguns agricultores familiares tavarenses, cadastrados para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, visando o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
A Secretária iniciou informando que a compra da merenda escolar oriunda da agricultura familiar é uma das prioridades da administração municipal, e ela acredita que com ações como essas, que incentivem essa atividade, faz com que o dinheiro circule dentro do município, aumentando a geração de emprego e renda e fornecendo uma alimentação saudável aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
A Secretária lembrou “A gente vê que para as escolas isso é muito importante porque os alunos vão comer alimentos de qualidade. Realizamos com nosso nutricionista um cardápio riquíssimo em nutrientes e contamos com a qualidade dos produtos adquiridos com nossos agricultores”, concluiu Maévia.
Para a agricultora, Marcia Rejane, do Sitio Caldeirão do Maia, zona rural do município, fazer parte desse programa ajuda bastante no orçamento familiar, a mesma entrega mamão, feijão, cebolinha, alface, coentro, queijo, jerimum, acerola, tomate entre outros produtos. A renda mensal chega até a um mil reais.
O senhor Francisco de Assis do sitio Arara, afirmou que antes de participar desse programa era tudo mais difícil mas com essas vendas e mais a participação na feira da agricultura familiar, mudou positivamente a realidade financeira da sua família.
De acordo com a Lei 11.947, artigo 14, que determina que do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, no caso particular de Tavares a Prefeitura ultrapassa essa porcentagem, inserindo uma contra partida do Fundo de Participações do Município-FPM. Neste ano de 2019 os projetos apresentados via licitação totalizam mais de 230 mil reais que serão destinados a compra direta no município.
O nutricionista Thiago, esteve presente na reunião.