Carregando...

Notícias

Período de chuvas exige cuidados reforçados no combate a dengue

O tempo chuvoso dos últimos dias aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Tavares. Por isso, o órgão solicita a atenção dos moradores para a prevenção ao Aedes Aegypti. A água parada, principalmente, acumulada das chuvas tornam os locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
O mosquito da dengue se reproduz em água limpa e parada, por isso, a secretária de Saúde Leidiane Alemeida alerta a população para que não acumule no quintal materiais desnecessários e sem uso, como pneus, garrafas, latas, baldes, que devem ser guardados de cabeça para baixo em locais cobertos. “Não deixar água acumulada é o jeito mais eficiente de combater a doença”.

Leidiane explica que após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. “Os mais comuns são: febre alta, forte dor de cabeça,•dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos,•tonturas, cansaço,•moleza e dor no corpo, nos ossos e nas articulações”, comenta.
Ele alerta que no caso de suspeita de contaminação, o ideal é procurar orientação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS), “já que os sintomas da dengue são muito semelhantes aos da gripe e jamais se automedicar”, ressalta.

« Voltar
Teclas de Atalhos

Para facilitar o acesso à alguns conteúdos, disponibiilzamos atalhos no teclado:

Acessibilidade

A suite VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o VLibras.

Acessar o VLibras
Topo