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PUBLICAÇÕES E ETC » RESPONSABILIDADE FÍSCAL » PPA12/02/2021 - PPA - Período de 2022/2025
08/01/2010 - PPA 2010-2013
08/01/2014 - PPA 2014-2017
08/01/2018 - PPA 2018-2021
ACESSO RÁPIDO AOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO.
- 07/07/2023 - LDO 2024
- 17/06/2022 - LDO 2023
- 06/07/2021 - LDO 2022
- 06/10/2020 - LDO/2021
- 05/10/2020 - LDO 2021
- 04/09/2019 - LDO 2020
- 25/07/2018 - LDO 2019
- 05/07/2017 - LDO 2018
- 15/07/2016 - LDO 2017
- 31/12/1969 - LDO 2013
- 31/12/1969 - 1 - LEI 719_2014_LDO_2015
- 31/12/1969 - 2 - Anexos de Metas Fiscais_LDO_2014
- 31/12/1969 - 4 - RiscosFiscais_LDO_2014
VOCÊ SABIA?
O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA.
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I – o plano plurianual;
II – as diretrizes orçamentárias;
III – os orçamentos anuais.
Lei Orçamentária Anual
O orçamento converte em realidade as reivindicações da população, definindo gastos conforme os recursos que o governo arrecada a cada ano. Os parlamentares podem alterá-lo por emendas.
Lei de Diretrizes Orçamentárias
As mudanças que ocorrem ano a ano exigem que o planejamento seja ajustado. Os governantes propõem as regras, que são aprovadas pelos parlamentares. É a única lei que impede o recesso do Congresso.
Plano Pluri Anual
Para oferecer bens e serviços, realizar obras e manter programas sociais, o governo precisa planejar com antecedência o que deve ser feito. Organiza os pedidos da sociedade e submete aos parlamentares.
Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.