Secretaria de Saúde realiza atividades voltadas ao Novembro Azul

A Prefeitura de Tavares, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma programação especial referente ao Novembro Azul, o mês de conscientização da saúde do homem principalmente na prevenção do câncer de próstata. “O Novembro Azul alerta os homens sobre a importância de cuidar da saúde em geral. A ênfase é no câncer de próstata por conta do preconceito que existe sobre o principal meio de detectar a doença que é o exame de toque. Queremos, com a campanha, desmitificar tudo isso”, explica a Secretária de Saúde, Leidiane Almeida.

Entre os assuntos mais abordados, estavam as explicações sobre as doenças, exames preventivos, sintomas e da importância do diagnóstico precoce, preconceitos, além de alimentação funcional e qualidade de vida. Foram distribuídos folhetos explicativos e realizado verificação da pressão arterial, teste de glicemia e  coleta de material para a realização do exame de PSA. O exame de PSA é bastante usado para detectar o câncer de próstata.

Com ações realizadas em todas as unidades de saúde do município a população masculina saiu bastante beneficiada e foi muito participativa.