Pacto pela Aprendizagem na Paraíba

O Município de Tavares – PB aderiu ao SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba no ano de 2017 e está entre os 217 municípios que fizeram adesão.

Dentro desse processo a Secretaria de Educação do Estado SEE/PB buscou firmar parceiros para ampliar as ações do Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba, constituindo um Sistema de Avaliação e Monitoramento da Educação Pública da Paraíba (SOMA) para a melhoria da qualidade e da equidade da educação pública na rede estadual e municipal da Paraíba.
O novo sistema abarcará avaliações formativas, avaliações somativas, a constituição de um banco de testes de apoio ao professor, o desenvolvimento profissional e a certificação de gestores escolares, além do monitoramento da aprendizagem dos estudantes e dos processos de gestão escolar.

O trabalho é baseado em estabelecimento de metas e em resultados que fazem parte das ações de modernização da gestão pública da educação do estado e tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e sociais, sobretudo o Índice e Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB), permitindo o diagnóstico no âmbito pedagógico de outras variáveis inerentes à gestão do processo ensino e aprendizagem, por meio de indicadores tais como: gestão escolar, desempenho e perfil de professores, formação pedagógica dos profissionais, planejamento curricular e estrutura física e organizacional da escola.

Para a realização do SOMA - Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, nas edições 2017 e 2018, a instituição responsável – CAEd/UFJF, arregimentou um conjunto um conjunto de procedimentos de forma a garantir a fidedignidade de todo processo de aquisição das informações.

Faz-se necessário seguir, criteriosamente, as orientações de aplicação dos testes, junto aos educadores da rede estadual e das redes municipais de ensino e aos estudantes das turmas do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Neste sentido o Município de Tavares/PB, através da SEMED – Secretaria Municipal de Educação e Desporto participou da Oficina Preparatória para Aplicação do SOMA dia 12/07 em João Pessoa/PB para a Coordenação Municipal, em 19/07 a Oficina foi realizada pela Coordenação Pedagógica com os Coordenadores/Gestores escolares na SEMED e em 21/07 a mesma Oficina foi realizada pelos Coordenadores/Gestores com os professores/aplicadores da avaliação em cada Unidade de Ensino, conforme fotos anexas.

As avaliações acontecerão nas escolas municipais nos dias 25 e 26 de julho de 2017 nas turmas de 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos, conforme cronograma estabelecido pela SEE – Secretaria de Educação do Estado.

« Voltar